CANADÁ PROMETE AJUDA DE 119 MILHÕES DE DÓLARES PARA PAÍSES DO MÉDIO ORIENTE E ÁFRICA

O ministro da Imigração, Ahmed Hussen, falou em Toronto na sexta-feira no Keele Street Community Hub. (Adrian Wyld / Canadian Press)
O ministro da Imigração, Ahmed Hussen, falou em Toronto na sexta-feira no Keele Street Community Hub. (Adrian Wyld / Canadian Press)
O ministro da Imigração, Ahmed Hussen, falou em Toronto na sexta-feira no Keele Street Community Hub. (Adrian Wyld / Canadian Press)
O ministro da Imigração, Ahmed Hussen, falou em Toronto na sexta-feira no Keele Street Community Hub.
(Adrian Wyld / Canadian Press)

O Canadá vai disponibilizar 119 milhões de dólares para ajudar as pessoas em países a viver crises alimentares.

O ministro da Imigração, Ahmed Hussen, disse aos jornalistas em Toronto na sexta-feira que o dinheiro vai ser enviado para aqueles na Nigéria, Sudão do Sul, Somália e Iémen que estão a enfrentar extrema insegurança alimentar.

“Esses 20 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária no imediato”, disse o ministro no Keele Street Community Hub. “Sabemos que os canadianos se preocupam e querem que o seu governo responda às necessidades das pessoas nestas regiões”.

Ele especificou que o Canadá vai disponibilizar 27 milhões de dólares para a Nigéria, 21 milhões de dólares para a Somália, 37 milhões de dólares para Sudão do Sul, e 34 milhões de dólares para o Iémen.

A fome já foi declarada em algumas partes do Sudão do Sul, sendo visíveis crises alimentares no Nordeste da Nigéria e no Iémen devido a conflitos, e na Somália devido à seca.

A contribuição do Canadá será entregue através de agências das Nações Unidas e organizações humanitárias não-governamentais, o que irá ajudar no fornecimento de alimentos, serviços de saúde, água potável e instalações sanitárias e para proteger os meios de subsistência.

No início deste mês, a ONU pediu ajuda urgente, justificando que esta é a “maior crise humanitária” desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Será necessário um montante de 4,4 mil milhões de dólares em ajuda humanitária, até julho, para evitar o desastre, alertou a ONU.

Segundo Hussen, esses quatro países foram identificados como os mais necessitados neste momento.

De acordo com a Global Affairs Canada, cerca de 8,5 milhões de pessoas na Nigéria precisam de ajuda humanitária, sendo que 5,1 milhões de pessoas enfrentam extrema insegurança alimentar. Aproximadamente metade da população da Somália – mais de seis milhões de pessoas – precisa de ajuda humanitária.

Em fevereiro, a ONU declarou uma fome em algumas partes do sul do Sudão, afetando cerca de 100 mil pessoas. Perto de um milhão de pessoas correm o risco de morrer de fome.

De acordo com organizações de ajuda, estima-se que 10,3 milhões de iemenitas necessitam de assistência imediata para salvar vidas.

Em 2016, o Canadá disponibilizou mais de 100 milhões de dólares em assistência humanitária para pessoas em todos os quatro países.

Fonte: CBC News/com arquivos da Canadian Press