

A ministra do Trabalho MaryAnn Mihychuk diz que a Canada Post e o Canadian Union of Postal Workers chegaram a acordos provisórios, evitando a perspetiva de uma disputa laboral que pairava sobre as negociações há meses.
Em comunicado, Mihychuk refere que os acordos foram alcançados “voluntariamente”, mas não deu mais detalhes sobre os acordos.
A questão das diferenças de salários para carteiros rurais – a maioria dos quais são mulheres – e carteiros urbanos era um dos principais pontos em discussão nas já longas negociações contratuais entre os dois lados.
As negociações foram prorrogadas duas vezes desde o fim de semana, quando o prazo expirou relativamente a um aviso de ação de trabalho de 72 horas emitido na quinta-feira pelo Canadian Union of Postal Workers.
Os dois lados estiveram em conversações quase todo o dia, a pedido de um mediador especial nomeado na sexta-feira por Mihychuk.
A Canada Post descreveu os acordos provisórios como a curto prazo. E acrescentou que estes são para dois anos, ao contrário do que acontecia no passado, quando eram normalmente contratos de quatro anos.
Os acordos provisórios, no entanto, ainda têm de ser ratificados pelos membros.
O Canadian Union of Postal Workers é o maior sindicato da Canada Post, que representa mais de 50.000 trabalhadores dos correios.
Fonte: Canadian Press