CANADA POST DEVE MUDAR DE FORMA E TAMANHO

O presidente e CEO da Canada Post, Deepak Chopra. (Foto de arquivo. Pawel Dwulit / The Canadian Press)
O presidente e CEO da Canada Post, Deepak Chopra. (Foto de arquivo. Pawel Dwulit / The Canadian Press)
O presidente e CEO da Canada Post, Deepak Chopra. (Foto de arquivo. Pawel Dwulit / The Canadian Press)
O presidente e CEO da Canada Post, Deepak Chopra.
(Foto de arquivo. Pawel Dwulit / The Canadian Press)

Ao defender as propostas da corporação de cortes nos serviços e aumento dos preços, o CEO da Canada Post, Deepak Chopra, disse à comissão de transportes Commons que as mudanças são necessárias para a transportadora sobreviver.
Foi a primeira vez que Chopra falou publicamente, desde o anúncio na quarta-feira passada, que a Canada Post pretende eliminar gradualmente a entrega de correio porta-a-porta em centros urbanos, ao longo de um período de cinco anos – algo que o sindicato da corporação vai lutar contra.
Segundo a proposta, o custo dos selos vai também subir acentuadamente, em mais de 50 por cento.
Chopra adotou um tom positivo, durante a sua presença na comissão, mas sublinhou que escolhas difíceis tiveram que ser feitas. “Ao longo dos anos o correio mudou na forma e tamanho”, expressando que a Canada Post também tem de mudar.
Essa mudança, salientou Chopra, significa concentrar-se mais na entrega de pacotes e menos em colocar cartas de papel em caixas de correio. Ele afirmou à comissão que, em 2007, os lucros da Canada Post começaram a cair, quando as pessoas e as empresas se voltaram para a comunicação digital. Esse declínio acelerou em 2010, com a introdução dos tablets PC.
Chopra também citou um relatório recente, que alertou, que sem alterações significativas, a Canada Post poderia atingir prejuízos de mil milhões de dólares em 2020.
O sindicato dos correios, no entanto, questionou essa avaliação, e também perguntou por que a Canada Post não tentou, de forma mais agressiva, expandir a sua base de receitas.
Denis Lemelin, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Canadá (CUPW), prometeu que o CUPW fará tudo, em seu poder, para reverter os cortes nos serviços propostos.