Canadá está na elite antes de Portugal

Correio da Manhã Canadá

O Canadá apurou-se, no passado domingo, pela segunda vez na história para uma fase final de um mundial. A primeira foi há 36 anos, em 1986, no México. Caro leitor(a), um exercício que lhe deixamos, onde é que estava nessa altura?

Não foi uma presença feliz no México 86, onde brilhou a Argentina de Diego Armando Maradona. O tempo passa… Na época, o Canadá perdeu os três jogos da fase de grupos: o primeiro por 2 a 0 frente à extinta União Soviética; o segundo frente à Hungria, também por 2 a 0; e o último frente à, na altura, campeã da Europa em título, a França, por apenas 1 a 0. Nunca mais a seleção do Canadá teve a hipótese de voltar à elite do futebol mundial.

Já há quem lhe chame a esta a geração de ouro do futebol do país da América do Norte. Uma equipa nacional que conta com dois luso-canadianos como figuras de proa. À cabeça, Stephen Eustáquio, médio de categoria do FC Porto e o defesa central e capitão do Moreirense, Steven Vitória. O melhor futebolista da história do país, deu os primeiros passos em Edmonton. Alphonso Davies que agora brilha no gigante alemão e mundial, o Bayern de Munique, não esteve nos últimos compromissos da turma nacional por causa de uma miocardite. Mas o falhanço da estrela mais cintilante do futebol do Canadá não impediu que o país se apurasse sem ela.

O Canadá chega a uma fase final, onde só as 32 melhores seleções do planeta têm presença garantida e atinge esse estatuto, quatro anos antes de sediar juntamente com Estados Unidos e México o Mundial de 2026. É obra! Vão ser três presenças em fases finais.

Uma palavra e um desejo ardente para a nação valente e imortal que ainda não garantiu presença na fase final, mas que hoje joga com a Macedónia do Norte. O Canadá apura-se antes da seleção portuguesa que ainda discute a entrada na ‘guest list’ do Catar 2022. O jogo está marcado para as 14h45, na hora de Toronto. Vai ser jogado no Estádio do Dragão.

Uma nota final: o Mundial 2022 continuará a ter falantes da língua portuguesa de Portugal, nem que seja pelas vozes de Stephen Eustáquio e de Steven Vitória.