Canadá e Irão: 4 cidadãos e 2 entidades acusados de violação dos direitos humanos

FOTO: MELANIE JOLY TWITTER
FOTO: MELANIE JOLY TWITTER

O Canadá impõe novas sanções ao Irão por violações dos direitos humanos, esta segunda-feira. A ministra dos Negócios Estrangeiros canadiana Melanie Joly disse que as últimas penas se dirigem a quatro cidadãos e duas entidades do país do Médio Oriente.

O Canadá impôs na segunda-feira, 31 de outubro, novas sanções ao Irão, marcando o quarto pacote de penas que implementou por alegadas violações dos direitos humanos no país do Médio Oriente, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros num comunicado.

As últimas sanções visam quatro cidadãos e duas entidades, incluindo altos funcionários e as Forças de Aplicação da Lei do Irão, que o Canadá acusou de participar na repressão e detenção de manifestantes desarmados, de acordo com o comunicado.

“O povo iraniano, incluindo mulheres e jovens, estão a arriscar as suas vidas porque suportaram durante demasiado tempo um regime que reprimiu e violou a sua humanidade”, disse a ministra dos Negócios Estrangeiros canadiana, Melanie Joly numa declaração.

“O Canadá continuará a apoiar o povo iraniano, uma vez que este corajosamente exige um futuro melhor”, continuou Joly.

O Canadá tem levado a cabo uma série de sanções contra o Irão por alegadas violações dos direitos humanos, incluindo a morte de Mahsa Amini, uma mulher curda iraniana de 22 anos, que morreu enquanto estava sob custódia da polícia de moralidade do Irão.