CANADÁ DESPACHA ENVIADO PARA SALVAR ACORDO DE COMÉRCIO CETA

Um ativista em frente ao Ministério da Agricultura francês para protestar contra o acordo comercial entre a UE e o Canadá, conhecido como CETA, em Paris - 11 de outubro de 2016. (Francois Mori / AP)
Um ativista em frente ao Ministério da Agricultura francês para protestar contra o acordo comercial entre a UE e o Canadá, conhecido como CETA, em Paris – 11 de outubro de 2016.
(Francois Mori / AP)

O Canadá enviou o seu enviado especial para o acordo comercial com a União Europeia para se encontrar com os líderes da região belga que votaram para rejeitar o acordo.

Pierre Pettigrew, um ex-ministro das Relações Exteriores e Comércio liberal, recentemente nomeado pelo governo liberal atual, está em Paris para se reunir com representantes da região da Valónia da Bélgica, após a sua legislatura ter votado ontem cedo para rejeitar o acordo, conhecido como CETA.

Um porta-voz do ministro do Comércio Chrystia Freeland diz que o Canadá continua a desenvolver esforços junto dos seus parceiros europeus para ter o acordo assinado.

Os ministros do comércio da UE reúnem-se na próxima semana para considerar o acordo.

Na semana seguinte, o primeiro-ministro Justin Trudeau vai encontrar-se com os seus homólogos da UE, numa cimeira em Bruxelas, onde, espera-se, os dois lados deverão assinar o acordo.

A votação na Valónia tem dado dores de cabeça ao governo nacional da Bélgica, porque a sua constituição dá aos seus três governos regionais – a Valónia é um deles – um potencial veto sobre o acordo, que vem sendo trabalhado há sete anos.

Fonte: Associated Press