

The Canadian Press/Adrian Wyld
O Canadá está a prometer mais dinheiro para o Afeganistão – enquanto alguns dos seus aliados pretendem manter tropas no país para ajudar a lidar com uma insurgência crescente.
O governo Liberal está a renovar a promessa de mais de 150 milhões de dólares por ano para projetos de ajuda no Afeganistão e para ajudar as forças de segurança do país. O dinheiro fresco vai começar a entrar logo que o compromisso existente do Canadá, por parte do governo Conservador anterior, em 2012, terminar no próximo ano. Este continuará até 2020.
O primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou o compromisso durante uma sessão especial sobre o Afeganistão na Cimeira de líderes da NATO na Polónia, no sábado, depois de um encontro com o presidente afegão Ashraf Ghani, em Varsóvia, na sexta-feira.
O novo financiamento alarga o envolvimento do Canadá no Afeganistão para quase duas décadas. O Canadá começou por se envolver nos assuntos do país após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, antes de enviar tropas de combate para o sul da província de Kandahar em 2006. Também contribuiu com milhares de milhões de dólares em ajuda.
Quando a missão de combate terminou em 2011, 158 soldados canadianos, um diplomata e um jornalista haviam sido mortos. O Canadá continuou a treinar as forças de segurança afegãs em Cabul para os próximos três anos, até à saída das últimas tropas em dezembro de 2014.
Desde então, a segurança no Afeganistão deteriorou-se. A violência tem aumentado em todo o país, com os Taliban a capturar território e a lançar ataques na capital, depois dos EUA e outros aliados terem reduzido os níveis de tropas e cada vez mais deixado as forças afegãs a lidar com a segurança interna.
Entretanto, o novo financiamento do Canadá será diferente do anterior, em que a ênfase será sobre o desenvolvimento, em vez da segurança. Os Liberais prometeram 56 milhões de dólares por ano para as forças de segurança afegãs e 90 milhões de dólares para ajuda. Sob os Conservadores, a relação foi invertida.
Fonte: Canadian Press