CÂMARA DO PORTO AVISA MUNÍCIPES QUE ÁGUA PODE AUMENTAR “ATÉ 40%” POR CULPA DO GOVERNO

LusaPorto, 02 jul (Lusa) — A Câmara do Porto anunciou hoje que vai alertar os munícipes para o “enorme aumento do preço que a água” no concelho, “até 40%”, fruto da fusão no setor decidida pelo Governo e contestada judicialmente por várias autarquias.

“O Governo impôs, à força, a fusão das empresas que vendem água aos municípios, extinguindo a Águas de Douro e Paiva [AdDP], de que é acionista o município do Porto. Este processo terá como consequência, a curto prazo, um enorme aumento do preço da água ao consumidor, que poderá atingir os 40%”, avisa o presidente da autarquia, Rui Moreira, na carta que vai enviar aos portuenses.

A informação da Câmara do Porto, divulgada num comunicado à imprensa, surge depois de, na terça-feira,o Grupo Águas de Portugal (AdP) ter finalizado a reorganização territorial das suas operações de abastecimento de água e saneamento, agregando 19 empresas e iniciando a atividade de três novas empresas regionais, nomeadamente a Águas do Norte, cuja criação levou à extinção da AdDP.