CÂMARA DE LISBOA ALTERA PROJETO PARA A 2.ª CIRCULAR E AUMENTA VERBA PARA 13 ME

LusaLisboa, 11 mar (Lusa) — A Câmara de Lisboa volta a debater na quarta-feira a requalificação da Segunda Circular, projeto que surge com algumas alterações e “melhorias” após apreciação pública e cujo orçamento passou de 10 para 13 milhões de euros.

De acordo com a proposta assinada pelo vereador das Obras Municipais, Manuel Salgado, entre as principais alterações está a “substituição das espécies arbóreas a plantar no separador central na proximidade do Aeroporto”, optando-se antes por freixos, espécie de porte médio que pode atingir os 25 metros. Anteriormente, previa-se que grande parte das árvores fosse da espécie lódão, com folha caduca e copa redonda e que alcança os 30 metros.

Está também em causa o alargamento do separador central (mas para a extensão mínima possível em cada zona), a aplicação de um “sistema de retenção de veículos”, a introdução de guardas de segurança para diminuir o “risco de ‘galgamento'” e de “colisão com as árvores” e a criação de “zonas de transição com uma extensão desejável” nos acessos da A1 (Autoestrada do Norte) e IC19 (Itinerário Complementar) à Segunda Circular.