A Caixa Geral de Depósitos, através do seu Escritório de Representação em Toronto, e a Universidade de York, irão lançar no próximo dia 2 de Novembro, por ocasião da abertura da Semana Cultural da Casa dos Açores do Ontário, o Prémio Dias de Melo.
O reconhecido escritor açoriano, natural da Calheta do Nesquim, ilha do Pico, com 50 anos de vida literária, foi autor de várias obras, marcando profundamente a cultura portuguesa e narrando de forma ímpar a insularidade, as gentes e as vivências culturais das ilhas e a sua intensa relação com o mar. Ficou imortalizado como o “escritor das baleias” cuja temática da caça à baleia e da emigração ficou presente nas suas obras, com destaque para “Pedras Negras”, “Mar Rubro” e “Mar pela Proa”. Este prémio irá distinguir a progressão e mérito académico dos alunos inscritos no Portuguese Studies da York University e ficará a cargo da professora Maria João Dodman, com reconhecido trabalho académico sobre a obra literária do escritor e forte interesse pelas raízes mais intensas da realidade açoriana.
A responsável da Caixa no Canadá, Ana Ochôa, refere que “o Prémio Dias de Melo, espera ser uma sentida homenagem a todos os açorianos que se encontram no Canadá, que irão ver celebrado o nome do conhecido escritor na York University, como referência da cultura portuguesa e defensor incansável dos valores da dignidade humana, igualdade e valorização das pessoas mais carenciadas”.
O escritor foi agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente Mário Soares (1990) e foi homenageado pelas Lajes do Pico com o título de cidadão honorário do concelho.