

O governo do Quebec anunciou um plano para ver a Caisse de dépôt et placement du Québec assumir o financiamento e propriedade de projetos de infraestrutura, começando com o transporte público, avançou a CBC News.
Os dois primeiros projetos, são um sistema de transporte de comboio ligeiro sobre a nova ponte de Champlain, em Montreal, e o comboio do Oeste, para melhorar o serviço de comboio suburbano para a Ilha do Oeste e para o Aeroporto Internacional Trudeau de Montreal.
A Caisse, que administra os planos de pensão públicos do Quebec, tem como objetivo concluir os projetos, no valor de 5 mil milhões de dólares, antes do final de 2020.
Outros projetos propostos pelo governo, serão adicionados e financiados pelo investimento de capital e dívida de longo prazo.
O primeiro-ministro do Quebec, Philippe Couillard, o ministro das Finanças, Carlos Leitão, e o chefe da Caisse, Michael Sabia, fizeram o anúncio, numa conferência de imprensa na terça-feira de manhã.
A província adicionou que a abordagem irá remover projetos dispendiosos do seu caderno de encargos e poderá ser um modelo para outros governos.
A Caisse vai criar uma subsidiária que irá projetar, financiar, desenvolver e operar os projetos que têm potencial de gerar retornos para os seus clientes.
O acordo com a província representa uma grande mudança política para a Caisse.
O seu mandato atual é o de maximizar o retorno para os aposentados da província e, ao mesmo tempo, ajudar no crescimento da economia do Quebec.
A Caisse, um dos maiores administradores de investimentos do Canadá, tem ativos estimados em 214 mil milhões de dólares.