Byford procura obter milhões para comprar autocarros e criar postos de trabalho

O chefe da Comissão de Trânsito de Toronto (TTC) está à procura de milhões de dólares para contratar mais funcionários e comprar novos autocarros, noticiou a Citynews.

O CEO Andy Byford entregou o seu pedido à comissão de orçamento na quarta-feira – o terceiro de uma sessão de quatro dias para analisar a proposta de orçamento de 2015.

O orçamento de 9,3 mil milhões de dólares aponta para a contratação de 800 pessoas, bem como a compra de novos comboios de metro e autocarros.

Este ano, a TTC projeta que vai servir cerca de 545 milhões de passageiros, e que os seus custos de capital serão de mais de 6,5 mil milhões de dólares, ao longo dos próximos 10 anos.

Byford disse que isso significa que eles têm que pedir mais dinheiro ao município.
E lembrou que, embora a TTC esteja a pedir mais dinheiro, o seu trabalho “é ter a certeza de que temos dinheiro suficiente para executar o serviço”.

Byford adiantou que uma das coisas que a TTC precisa desesperadamente é contratar mais funcionários, incluindo motoristas e trabalhadores de manutenção.

A TTC também espera ter os elétricos equipados com leitores Presto até ao final de 2015, e em todos os outros veículos e estações de metro até ao final de 2016.

Até ao final deste ano, mais 12 estações de metro vão ser equipadas com leitores Presto, trazendo o total para 26. Os autocarros deverão ter o serviço disponível até ao verão de 2016, e as restantes estações de metro até ao final desse ano.

No início deste mês, o presidente John Tory propôs várias alterações para a TTC – incluindo um aumento da tarifa de 10 cêntimos e viagens gratuitas para crianças até aos 12 anos – como parte de um investimento de 95 milhões de dólares em transporte público.

As mudanças entram em vigor a 1 de março, ficando dependente da aprovação pela TTC e pela Assembleia Municipal.
Na reunião da Comissão de orçamento, Byford indicou que todas as alterações da tarifa vão render 35,8 milhões de dólares.

No início de janeiro, Tory apresentou o projeto de orçamento 2015, que será aberto a consulta pública antes de ir para a Assembleia Municipal para uma votação a 10 de março.