BUSCAS A AVIÃO MALAIO NUMA DAS ZONAS MAIS DIFÍCEIS DO PLANETA

malaysiaAs operações de buscas ao avião das linhas aéreas da Malásia já entraram na terceira semana centradas no oceano índico, numa zona de correntes e condições climatéricas adversas, apesar da nova esperança trazida pelas imagens de satélite de possíveis destroços, a 2500kms da costa australiana.
A China tem novas imagens de satélite de objetos flutuantes que podem estar relacionados com o avião da Malásia Airlines desaparecido há duas semanas.
A imagem de satélite mostra  objetos flutuantes no corredor sul e já foram enviados navios para verificar o local, mas a ondulação contrária e a fraca visibilidade têm dificultado os trabalhos, o que leva as autoridades a acreditar que o que foi registado a 16 de Março pelo satélite, pode já não ser visível, por não estar à tona da água e ter afundado.
Os investigadores prosseguem também com a investigação em terra e após examinarem o simulador de voo encontrado na casa do piloto da Malásia Airlines, não encontraram nenhuma pista suspeita.
Desde que se soube da mudança de rota da aeronave e da interrupção dos sistemas de comunicação, o piloto Zaharie Ahmad Shah e o copiloto, Fariq Ab Hamid, tornaram-se suspeitos de um possível sequestro do aparelho que transportava 239 pessoas.
Depois de terem revistado a casa de ambos, as autoridades encontraram um simulador de voo na residência do piloto, de 53 anos e com mais de 30 de experiência, que o próprio criou e cuja existência revelou na Internet, mas nada de suspeito foi revelado no simulador de voo, embora ainda falte analisar um disco duro que as autoridades da Malásia enviaram para peritos do FBI.
As equipas retomaram pelo terceiro dia consecutivo, as operações de busca, no oceano Índico, do avião da Malaysia Airlines, lideradas pela Autoridade de Segurança Marítima australiana, que lidera as operações na zona sul deste oceano e tem três aeronaves a monitorizar uma zona remota a cerca de 2.500 quilómetros a sudoeste de Perth, enquanto outros dois aviões estão a caminho do mesmo local.