British Columbia contra imposto sobre carbono

Foto: unsplash
Foto: unsplash

A Federação Canadiana dos Contribuintes de British Columbia garante que o imposto sobre o carbono não está a funcionar. O diretor, Kris Sims, assegura que as emissões de carbono estão a aumentar de ano para ano.

A Federação Canadiana dos Contribuintes de British Columbia lança o alerta. As emissões de carbono estão a subir e o imposto não funciona como deveria. Desde 2008 que a contribuição para o Estado está em vigor na província mais ocidental do país.

Kris Sims, diretor da Federação, lembra os dados do governo de Justin Trudeau para dizer que British Columbia tem o imposto sobre o carbono mais alto do Canadá. Mais de 40 dólares por tonelada, ou seja, cerca de 8 centavos por litro de gasolina.

As emissões em British Columbia aumentaram 10% nos últimos três anos e 5% nos últimos sete.

Sims diz que é provável que ocorra um cenário semelhante nas províncias que estão com o programa federal de impostos sobre o carbono.

Alguns economistas dizem que o carbono está a ajudar a combater as alterações climáticas, mas garantem que é muito cedo para se saber como é que o imposto vai afetar as emissões a longo prazo.

Especialistas da Universidade de Calgary dizem que é possível mostrar a eficácia das taxas a curto prazo, como por exemplo, através da mudança no consumo de gasolina para os carros e do uso de gás natural para o aquecimento em casa.