BREXIT: TEMPOS DIFÍCEIS EXIGEM AINDA MAIS LIDERANÇA E UNIDADE – MOGHERINI

LusaBruxelas, 24 jun (Lusa) — A Alta Representante da União Europeia para a Politica Externa e de Segurança, Federica Mogherini, lamentou hoje a saída do Reino Unido do bloco europeu, mas observou que “tempos difíceis exigem ainda mais liderança, determinação e unidade”.

Numa declaração divulgada como reação ao resultado do referendo de quinta-feira no Reino Unido, em que os eleitores britânicos decidiram abandonar a UE, a chefe da diplomacia europeia assegurou que “a União Europeia é e continuará a ser um ator forte” e um “parceiro fiável” na cena mundial, mas admitiu que não pode seguir como se nada fosse.

“A nossa União é a melhor forma de responder às necessidades e aspirações dos nossos cidadãos, e tal exige uma reflexão profunda sobre como dar essas respostas de forma eficaz. Tempos difíceis exigem ainda mais liderança e determinação e mais unidade. A unidade em torno de objetivos é a nossa força, e os nossos cidadãos — e todo o mundo — necessitam de uma União Europeia forte mais do que nunca”, comentou.