BIBLIOTECA INFANTIL DE MONTREAL VAI FECHAR DUAS AGÊNCIAS DEVIDO À FALTA DE FINANCIAMENTO

(Neil Herland/CBC)
(Neil Herland/CBC)
(Neil Herland/CBC)
(Neil Herland/CBC)

A Biblioteca Infantil de Montreal – uma das mais antigas bibliotecas com financiamento privado na cidade – anunciou que vai fechar duas das suas três agências na próxima semana devido à falta de financiamento.
A partir de 28 de outubro, a sua agência Vega, que se mudou para uma nova casa na Pierce Street, em Shaughnessy Village, há um ano, e uma outra, a Antares, localizada dentro do centro comunitário Tyndale St-Georges, na Little Borgonha, serão encerradas.
A biblioteca ainda vai ter em funcionamento o espaço Polaris, alojado no interior do Centro de Lazer René Goupil em Saint-Michel, porque este, dos três, é o que recebe o maior número de visitas, explicou o diretor-executivo Helen Kyne, no programa Daybreak da CBC Montreal.
Também irá continuar o seu programa pai-filho (Mother Goose), um programa de pré-alfabetização para pais e crianças dos 0 aos 3 anos de idade, realizado em vários locais ao redor da cidade.
Ainda que a cidade de Montreal tenha suportado a biblioteca, Kyne disse que esta não tem sido capaz de angariar os fundos necessários para manter todos os três espaços em funcionamento.
A esperança é que os seus parceiros venham a intervir e possam ajudar a manter os espaços abertos, mas não sob o nome da biblioteca. Kyne adiantou que, nesta altura, é possível que a localização Little Burgundy possa permanecer aberta até pelo menos dezembro.
A biblioteca abriu a sua primeira filial, agora conhecida como o espaço Vega, em 1929.
A filial Antares vem funcionando em Tyndale St-Georges desde 1970.
A biblioteca também tem em funcionamento programas pós-escolares que incluem programação de ciência e trabalhos manuais. Os serviços são oferecidos sem nenhum custo aos seus clientes.
Fonte: CBC News