
Os encarnados ganharam o derby considerado decisivo, por poder determinar um novo líder do campeonato e também reforçar o estatuto de quem ia à frente.
Num jogo equilibrado, em casa, no estádio da Luz, o Benfica triunfou por 2-0, consolidando o seu lugar no topo da Liga portuguesa e soma 43 pontos, tendo agora quatro de vantagem sobre o FC Porto e cinco sobre os “leões”, que continuam sem conseguir ganhar aos seus adversários diretos e somaram a sua segunda derrota no campeonato.
Os treinadores não mudaram os planos que tinham para domingo apesar de desta vez não ter existido lã de rocha a voar, nem placas de metal a cair, e o vento não soprava com a mesma intensidade, mas havia menos público. Cinquenta horas e 15 minutos depois da hora marcada, finalmente começava o derby da 18.ª jornada.
Jorge Jesus manteve o 11 inicial e Leonardo Jardim, técnico do Sporting apresentou como novidade, dois avançados, Slimani e Montero e estreou Heldon.
O primeiro golo dos encarnados aconteceu aos 27’ minutos do encontro, depois de Piris escorregar, a bola ficou para Fejsa, que a meteu de imediato em Maxi Pereira. O uruguaio fez o cruzamento e Gaitán, na área, fugiu à marcação e cabeceou para o golo na cara de Rui Patrício.
Na segunda parte, o Benfica acelerou e a falta de pressão sportinguista após uma defesa de Patrício deixou que a bola chegasse a Enzo Pérez que fez um remate colocado, depois de uma primeira simulação e concretizou o 2-0 de pé esquerdo.