BASE DA SATA INTERNACIONAL NO FUNCHAL EM RISCO DE FECHAR

SATAA Base Operacional da SATA Internacional no Funchal está na eminência de ser encerrada ao fim de 14 anos. No seguimento do anúncio público do encerramento, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Avião Civil (SNPVAC) reuniu-se recentemente com a secretária da Cultura, Turismo e Transportes da Madeira, Conceição Estudante na tentativa de persuadir a SATA a recuar.
A governante assegurou que o Governo Regional da Madeira “não tem ainda formalmente, nem a nível do aeroporto, conhecimento desta decisão da SATA” e que vai manifestar o “desagrado pela postura da SATA relativamente a esta situação”.
Pelo SNPVAC, a Vice-Presidente Rosário Furtado Leite declarou que na base da SATA do Funchal trabalham 14 tripulantes de cabine e não compreende a decisão da operadora. “Não vemos do ponto de vista objetivo ou comercial a razão para que isto aconteça. (…) Todos dizem que é viável e sustentável.”, explicou a responsável.
O Grupo SATA alegadamente rejeitou o convite do Governo para adiar o contrato de concessão da linha aérea entre as ilhas da Madeira e Porto Santo. A SATA deixou de operar nesta linha na Madeira a 31 de dezembro e foi substituída pela Aerovip até maio deste ano, estando a decorrer o concurso público internacional para a concessão desta ligação.