BANCO DO CANADÁ MANTÉM A TAXA DE JURO INALTERADA EM 0,5%

(THE CANADIAN PRESS/Sean Kilpatrick)
(THE CANADIAN PRESS/Sean Kilpatrick)
(THE CANADIAN PRESS/Sean Kilpatrick)
(THE CANADIAN PRESS/Sean Kilpatrick)

O Banco do Canadá está a manter a taxa de juro de referência em 0,5 por cento, justificando que as incertezas continuam a ofuscar o início mais forte do que o esperado da economia no ano.

Ao explicar a sua decisão de manter a taxa, o banco central realça novamente o fraco crescimento salarial e a taxa suave da inflação subjacente, como exemplos de que a economia ainda tem margem para melhorar.

Este anúncio do banco ocorre depois de ter revisto em alta a projeção de crescimento de 2017 no mês passado, após um início surpreendentemente saudável do ano em áreas como o emprego, o gasto dos consumidores e os mercados habitacionais.

Mas o banco perspetiva que o forte crescimento dos primeiros três meses do ano seja seguido por alguma moderação no segundo trimestre.

Os analistas haviam previsto que o governador Stephen Poloz iria manter a taxa no seu nível mais baixo de 0,5 por cento, uma vez que as incertezas significativas sublinhadas pelo banco no passado continuam a girar em torno da agenda política dos EUA sobre comércio e tributação.

O banco também diz que as recentes medidas de política governamental no setor imobiliário contribuíram para perspetivas mais sustentáveis para a dívida das famílias, contudo, as regras ainda não tiveram um efeito de arrefecimento substancial nos mercados de habitação sobreaquecidos.

Fonte: Canadian Press