BANCO DE MOÇAMBIQUE DISPARA TAXAS DE JURO E IMPÕE NOVAS REGRAS PARA DISCIPLINAR A BANCA

LusaMaputo, 21 out (Lusa) – O Banco de Moçambique (BM) aumentou hoje em seis pontos percentuais as taxas de juro de referência, para 23,25% nos créditos e 15,5% nos depósitos, para corrigir uma “anomalia do sistema” e torná-las positivas em termos reais.

“Com estas decisões, o BM pretende alinhar as taxas de juro de referência às condições atuais de mercado, tornando-as positivas em termos reais e retirar o excesso de liquidez no sistema bancário”, avançou em conferência de imprensa, em Maputo, o governador do banco central, justificando as medidas tomadas hoje na reunião do Comité de Política Monetária da instituição.

Rogério Zandamela, no cargo desde setembro em substituição de Ernesto Gove, explicou que, no final do ano passado, a inflação passou a fixar-se acima dos valores de referência do BM, resultando em taxas reais negativas, “o que é uma anomalia do sistema, com implicações sérias na interligação financeira”.