

A agência de combate à lavagem de dinheiro federal impôs uma multa de 1,1 milhões de dólares contra um banco canadiano não identificado por falhar em relatar uma transação suspeita e várias transferências de dinheiro.
É a primeira vez que o centro de relatórios de análise e operações financeiras do Canadá, sediado em Otava, conhecido como Fintrac, penalizou um banco.
O centro identifica dinheiro ligado ao terrorismo, lavagem de dinheiro e outros crimes ao analisar milhões de peças de dados anualmente a partir de bancos, seguradoras, distribuidoras de valores mobiliários, empresas de serviços monetários, corretores imobiliários, casinos e outros.
O porta-voz do Fintrac Darren Gibb diz que não pode legalmente discutir os detalhes da infração do banco, e a agência está a exercer o seu poder de reter a identidade da instituição financeira.
Mas o Fintrac quer enviar uma forte mensagem de que irá tomar todas as medidas necessárias para incentivar o cumprimento da lei.
O anúncio vem no seguimento do escrutínio das instituições financeiras canadianas devido a arquivos vazados, conhecidos como os Panama Papers, acerca de transações globais duvidosas.
Fonte: Canadian Press
