
O Ministro das infra-estruturas e transportes da província de Manitoba, Steve Ashton, informou que vai ser construído um novo canal para prevenir as inundações do Lago Manitoba, que fica a 75 quilómetros a noroeste de Winnipeg. A obra, que pode estar concluída em 2020, atinge o valor estimativo de 450 milhões, e inclui modificações no atual canal de emergência do Lago St Martin. ”E’ realmente um grande investimento”, disse o Ministro. ‘Não é só a coisa certa a fazer-se, mas a única coisa que tem de ser feita’, realçou.
Neste Verão, Manitoba viu-se a braços com inundações naquela zona, tendo a província declarado o estado de emergência e requerido a ajuda dos militares.
Em 2011, após a primeira grande inundação, o governo da província mandou fazer um canal de emergência no Lago St. Martin, no valor de 100 mil dólares, e prometeu mais soluções para aliviar o Lago Manitoba.
Os residentes à volta do Lago de Manitoba criticam o governo por demorar tanto tempo a encontrar e realizar soluções. ‘Há 31 etapas a serem seguidas pelo governo, antes de se iniciar propriamente a obra…Estamos no ano 2014, e as coisas não podem ser feitas como o eram talvez há cinquenta anos, não podem ser ignoradas as questões ambientais, e outras’, justificou-se Steve Ashton.