AVIÃO ABATIDO NA UCRÂNIA PROVOCA CERCA DE 50 MORTOS

ucraniaAs agências internacionais indicam 50 militares mortos no ataque dos separatistas pró-russos a um avião de carga militar ucraniano, junto à cidade de Lugansk, no leste do país, mas um porta-voz do governo da Ucrânia, confirma apenas 49 vítimas mortais.

O ataque foi feito durante a noite, quando rajadas de metralhadora atingiram o aparelho da força aérea ucraniana que transportava soldados, a maioria paraquedistas duma brigada aeromóvel e preparava-se para aterrar quando foi atacado.

O Ministério da Defesa ucraniano já enviou condolências aos familiares das vítimas e adianta que o avião também transportava também material militar, sem especificar o tipo de equipamento que seguia a bordo.

A cidade de Lugansk situa-se perto da fronteira russa, é o principal centro urbano de uma de duas regiões do leste da Ucrânia atingidas por uma onda de violência separatista que auto proclamou a sua independência de Kiev.

Pelo menos 270 pessoas, entre soldados ucranianos, separatistas e civis, foram mortas na operação “antiterrorista” lançada, a 13 de abril, para eliminar o levantamento armado separatista nas regiões pró-russas de Lugansk e de Donetsk.