

A escritora de Winnipeg, Katherena Vermette, continua
A escritora de Winnipeg, Katherena Vermette, continua a reforçar a sua lista de louvores com as principais honras do prémio Primeiro Romance da Amazon.ca.
A premiada autora Metis recebeu o prémio principal de 40 mil dólares para “The Break” (House of Anansi), durante uma cerimónia realizada no Hotel Four Seasons em Toronto, na noite de quinta-feira.
O aclamado romance de estreia centra-se em torno da vida de residentes no extremo Norte de Winnipeg.
Antes, “The Break” conquistou o 2017 Carol Shields Winnipeg Book Award, o Prémio Margaret Laurence de Ficção e o Prémio do Livro do Ano de McNally Robinson, e também foi selecionado para o Prémio Literário de Ficção Geral do Governador Geral e o Prémio de Ficção de Escritores (Rogers).
Agora, no seu 41º ano, o prémio tem uma longa história em honrar e começar as carreiras de romancistas canadianos notáveis, com vencedores do passado, incluindo Michael Ondaatje, W.P. Kinsella, Nino Ricci, Joseph Boyden, David Bezmozgis, Andre Alexis e Madeleine Thien.
O prémio é coapresentado pela Amazon e pela Fundação Walrus.
Os outros quatro finalistas receberam 6 mil dólares.
A saber:
– “Mysterious Fragrance of the Yellow Mountains”, de Yasuko Thanh (Hamish Hamilton)
– “White Elephant”, de Catherine Cooper (Freehand Books)
– “Accordeon”, de Kaie Kellough (ARP Books)
– “So Much Love”, de Rebecca Rosenblum (McClelland & Stewart)
O juiz principal Tanis MacDonald foi acompanhado pelos premiados autores Casey Plett e Gurjinder Basran no painel de seleção do vencedor entre os cinco finalistas.
Fonte: Canadian Press