AUMENTO DE CASOS, DESCIDA DE COMÉRCIO

Correio da Manhã Canadá

Parece que não é desta que a covid-19 desaparece! Só estava escondido à espera da próxima oportunidade. E ei-la! Voltamos novamente a mais 28 dias de medidas de saúde pública e restrições a tudo o quanto que é sítio. Os surtos e a percentagem de resultados positivos para o vírus são considerados alarmantes para a população em geral e é necessário protegermo-nos o máximo possível para que não haja um segundo confinamento. E Portugal certamente não iria aguentar….

Em Portugal já foi decretado o estado de calamidade devido ao surto de 2000 casos num dia. São números consideravelmente alarmantes e António Costa já anunciou novas restrições. No Canadá, Ontário relata mais de 700 novos casos de covid-19 no quinto dia consecutivo! Se isto não pede planos de contingência…. Vamos lá falar sobre eles!

Ora, no Canadá, todas as reuniões sociais e eventos públicos podem ter até 10 pessoas em ambientes fechados e 25 pessoas em ambientes abertos. Mas não vale as duas coisas! Estão também proibidos os serviços de comida e bebida nos restaurantes, bares, shoppings canadianos, mas será possível encomendas através de serviços de takeaway ou entregas ao domicílio. Em terras lusas, bares e restaurantes podem funcionar até às 20:00.

Mas e o resto das atividades? Bom… Os ginásios internos e centros de fitness? Fechados! Os casinos ou estabelecimentos de jogos? Fechados! Os cinemas interiores? Fechados! Os centros de artes cénicas? Fechados! Áreas para espetadores em locais de corrida? Fechados! Exposições interativas, como museus, zoos, etc.? Fechados! Em Portugal não é bem assim, mas para lá caminham outra vez se estas novas medidas não ajudarem a eliminar o vírus.

A boa notícia é que o governo canadiano vai investir 300 milhões de dólares para ajudar nos custos fixos das empresas afetadas com o vírus, através de um subsídio e também para compensar os custos de material de proteção individual. Só que isso não afasta o vírus…

Por isso, vamos todos seguir as diretrizes de saúde pública e implementar as medidas de segurança diariamente nas nossas vidas, que certamente irá ajudar a extinguir o vírus. E que seja de uma vez por todas!