AUDITORA GERAL DIZ QUE ANÚNCIOS DO GOVERNO SOBRE REDUÇÕES DA FATURA DE ELETRICIDADE PODEM SER CONSIDERADOS PARTIDÁRIOS

A auditora geral do Ontário, Bonnie Lysyk, é mostrada nesta foto de arquivo. (The Canadian Press/Frank Gunn)
A auditora geral do Ontário, Bonnie Lysyk, é mostrada nesta foto de arquivo. (The Canadian Press/Frank Gunn)
A auditora geral do Ontário, Bonnie Lysyk, é mostrada nesta foto de arquivo. (The Canadian Press/Frank Gunn)
A auditora geral do Ontário, Bonnie Lysyk, é mostrada nesta foto de arquivo.
(The Canadian Press/Frank Gunn)

Novos anúncios financiados pelos contribuintes do governo Liberal do Ontário sobre o seu plano de redução das faturas de eletricidade podem ser considerados partidários, disse o auditor geral na sexta-feira.

Os dois anúncios, que estão a passar em estações de rádio em toda a província, dizem aos ouvintes que as pessoas irão receber um desconto médio de 25 por cento nas suas faturas de eletricidade, este verão, e que os aumentos da tarifa estão a ser indexados à inflação por quatro anos.

Os anúncios provavelmente não teriam sido aprovados ao abrigo das antigas regras de publicidade do governo, explicou a auditora geral Bonnie Lysyk, observando que as mudanças que os Liberais promulgaram em 2015 reduziram as competências do seu gabinete.

Um porta-voz do ministro da Energia, Glenn Thibeault, salientou que os anúncios informam as pessoas e as direcionam para um site onde podem aprender mais sobre as próximas mudanças.

No seu último relatório anual, Lysyk disse que ela havia advertido o governo de que mudar as regras acabaria por passar para os contribuintes a fatura de milhões de dólares em propaganda partidária.

As regras antigas proibiam anúncios como partidários se a intenção era fomentar uma impressão positiva do governo ou uma impressão negativa dos seus críticos, mas as novas regras especificam que um anúncio é partidário somente se este usar a imagem, o nome ou a voz de um membro eleito, a cor ou logótipo associado com o partido político, ou criticar diretamente um partido ou membro da legislatura.

Dos cerca de 50 milhões de dólares em anúncios do governo durante o ano fiscal de 2015-16, Lysyk observou que teria marcado vários sob as regras antigas como enganosos ou de auto-congratulação.

Fonte: Canadian Press