AUDITOR AFIRMA QUE A CANADA REVENUE AGENCY NÃO É IMPARCIAL

Foto: The Globe and Mail
Foto: The Globe and Mail

O auditor geral do Canadá, Michael Ferguson, afirmou que a maneira como a Canada Revenue Agency trata o contribuinte, depende muito de onde reside e do quão amigáveis são as leis fiscais desse local.

O que, de acordo com Fergurson, viola a “declaração dos direitos do contribuinte” da agência, que diz que todos merecem o mesmo serviço.

Para ilustrar a situação o auditor citou que alguns dos casos mais difíceis, num escritório regional, pode demorar cerca de 320 dias, enquanto noutro pode levar oito meses ou mais. E quando os contribuintes apresentam novas informações que podem alterar a sua situação fiscal, numa região obter uma resposta leva cerca de três meses, enquanto que noutra pode levar nove.

Além disso, o CRA não consegue explicar o porquê destas diferenças. O auditor também exemplificou que nem sempre as renúncias a multas e dívidas são conduzidas da mesma maneira. A CRA já se manifestou sobre a matéria, prometendo acompanhar melhor o trabalho dos seus funcionários e chegar ao fundo das inconsistências até 2020.