Atrasos nas cirurgias: Mais de meio milhão a menos do que antes da covid-19

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Mais de meio milhão de cirurgias a menos foram realizadas desde que começou a pandemia do novo coronavírus. O relatório do Instituto Canadiano de Informação em Saúde mostra a profunda pressão que a pandemia teve sobre o sistema de saúde de todas as províncias e territórios do Canadá.

Mais de meio milhão de cirurgias não foram realizadas em todo o Canadá durante os primeiros 16 meses da pandemia em comparação com os anos anteriores, sugere um novo relatório do Instituto Canadiano de Informação em Saúde.

A pandemia teve sobre o sistema de saúde de todas as províncias e territórios um impacto que continuará a ser desafiado mesmo depois da diminuição de casos de Covid-19.

Cerca de 560 mil cirurgias a menos foram realizadas entre março de 2020 e junho de 2021, em comparação com o período anterior de 16 meses até 2019, de acordo com dados de saúde compilados e analisados ​​pelo relatório.

A maior parte do declínio aconteceu durante a primeira vaga da pandemia em março e abril de 2020.

Ontário, por exemplo, viu um declínio de 76% nas cirurgias em abril de 2020 em comparação com o ano anterior, a queda mais acentuada de qualquer província ou território no mês duramente atingido.

O impacto da segunda e terceira vagas, que atingiram certas províncias e territórios em momentos diferentes, também se reflete nos dados. Por exemplo, o sistema de saúde de Manitoba teve novembro e dezembro difíceis no ano passado, com cirurgias cortadas em cerca de um terço em comparação com 2019, enquanto outras províncias permaneceram relativamente estáveis.

Nem todos os tipos de cirurgias foram impactados no mesmo grau. O relatório descobriu que as cirurgias cardíacas e de cancro, embora também tenham apresentado uma queda de cerca de um terço em abril e maio de 2020, permaneceram em grande parte nos níveis anteriores.

Outros procedimentos, como cirurgias ao joelho, nas costas e nos olhos, caíram 87% no mesmo período.

O relatório descobriu que menos pessoas visitavam o hospital em geral. Em média, o relatório descobriu que houve 9300 visitas hospitalares a menos por dia em todo o país em comparação com o número de visitas de 2019.