
Uma loja de propriedade judaica em Toronto foi alvo de um alegado ataque antissemita. O incidente envolveu fogo posto, janelas partidas e um graffiti a dizer ‘Palestina Livre’.
Uma loja de propriedade judaica em Toronto foi alvo de um aparente ataque incendiário antissemita. Segundo as autoridades locais, trata-se de mais um exemplo do aumento de “atos ilegais” contra a comunidade judaica.
Por volta das 6h desta quarta-feira, dia 3 de janeiro, os bombeiros de Toronto foram acionados devido a fumo nas traseiras da International Deli Foods, situada perto do campus da Universidade de York.
Os bombeiros conseguiram extinguir o incêndio rapidamente e sem feridos. Fotografias do local mostram que o fogo deflagrou perto de graffitis com as palavras ‘Palestina Livre’. Entre os estragos incluem-se ainda janelas partidas.
A polícia de Toronto diz que o incêndio está a ser investigado como um possível crime de ódio.
Para além de ter alguns artigos de fabrico israelita, a loja não comercializa abertamente produtos judaicos ou alimentos ‘kosher’. A International Deli Foods apresenta-se como uma das “primeiras lojas com iguarias europeias” de Toronto e é conhecida por publicar panfletos em russo.
O Canadá tem visto um aumento de crimes de ódio desde que o conflito entre Israel e o Hamas começou.
