ASSEMBLEIA MUNICIPAL VOTA A FAVOR DE ESTUDO DO RAIL DECK PARK

new-downtownA Assembleia Municipal destinou 2,4 milhões de dólares para estudar uma proposta ambiciosa para construir um parque urbano de 21 acres no topo de um corredor ferroviário do centro da cidade de Toronto.
A votação (38-0) aconteceu após um debate de quatro horas que, em certos momentos, se transformou numa luta de palavras entre os vereadores do centro e áreas suburbanas.
O espaço verde proposto, apelidado de Rail Deck Park, seria construído numa área sobreposta às linhas ferroviárias que vão desde a Bathurst Street até à Blue Jays Way.
Devido ao tamanho e complexidade do projeto, a fatura seria considerável, com um relatório municipal a estimar que pode custar mais de 1,05 mil milhões de dólares.
O estudo será feito em coordenação com o plano mestre de parques.
Falando com vereadores no início do dia, o vereador municipal do Ward 20 Joe Cressy, que representa a área onde ficaria localizado o parque, disse que este é um dos planos municipais que acabará por beneficiar todos os Torontenses.
Cressy referiu que a área em torno do local proposto para o parque tinha 946 residentes em 1996 e agora tem cerca de 30.000, fazendo do Rail Deck Park um projeto há muito devido. Cressy também disse que o Rail Deck Park poderia ser um parque de destino para residentes e visitas guiadas, semelhante ao Millennium Park, em Chicago, e o Central Park, na cidade de Nova Iorque.
A população no centro da cidade deverá duplicar nos próximos 25 anos
O responsável pelo planeamento municipal Jennifer Keesmat disse aos vereadores na quarta-feira que a população de Toronto aumentou em 122.000 pessoas no núcleo da baixa, ao longo dos últimos 15 anos, e deverá duplicar para 500.000 pessoas nos próximos 25 anos.
Como resultado, Keesmaat observou que é vital que a cidade comece a abordar agora a questão da deficiência de parques no núcleo da baixa.
Keesmaat lembra aos vereadores que o terreno identificado como o potencial local para o Rail Deck Park é “verdadeiramente a última área contínua” onde um espaço verde “desta escala” poderia ser construído.
A população no centro de Toronto explodiu nos últimos anos, mas a equipa municipal explicou à Assembleia na quarta-feira que apenas foram criados 48 acres de parques no núcleo da baixa ao longo da última década.
Fonte: CP24