
A árvores de natal naturais este ano estão com uma crescente procura. Os canadianos que pretendem ter nas suas casas uma árvore verdadeira natalina devem começar a comprar a partir de agora e esperar um preço mais alto do que nos anos anteriores.
Uma procura nunca vista de árvores de natal verdadeiras fizeram os canadianos desejar por uma época natalícia mais vivaça, depois de serem impactados com o confinamento durante a pandemia.
Mas com uma alta procura vem, também, um aumento nos preços e uma grande competitividade.
A Associação Canadiana de Produtores de Árvores de Natal confessa que o vírus da covid-19, que afetou milhares de negócios e empresas no país e no mundo, não prejudicou o da venda de árvores de natal vivas. De acordo com o diretor da associação, Larry Downey, antecipa-se um recorde de vendas para este ano.
Mas nem sempre foi assim. Com a recessão de 2008, o negócio ainda recupera desse embate, que só agora é mais notado, uma vez que uma árvore de natal viva demora cerca de 10 anos a atingir a altura ideal.
Por essa razão, o preço médio de uma árvore natural de natal nos anos seguintes aumentou em 123%, passando de 35 dólares em 2013 para 78 dólares em 2018. São os dados revelados pela Associação Nacional de Árvores de Natal dos EUA.
No Canadá, a pandemia fez aumentar os preços, particularmente para a variedade de pinheiros Fraser, que produz uma fragrância agradável. Em comparação ao ano passado, estas gamas de pinheiros aumentaram em 20 dólares.
Apesar das boas vendas, o processo de escolha das árvores naturais de natal entretanto veio ser afetado por causa das restrições e da obrigatoriedade do distanciamento social. Já não é possível várias famílias juntas num sítio a escolher as árvores.
Ainda assim, agricultores garantem que as pessoas procuram fazê-lo também como uma forma de voltar, o mais possível, ao normal.