
Uma artista visual indígena da cidade de Calgary foi nomeada para o prémio nacional de fotografia, ‘New Generation Photography Award’. É a maior indicação a prémio do género da artista visual.
Brittney Bear Hat, uma artista indígena da cidade de Calgary, na região de Alberta, foi indicada para o quarto prémio anual de fotografia ‘New Generation Photography Award’.
O prémio foi estabelecido em 2017 pela Galeria Nacional do Canadá, para artistas com menos de 35 anos. A artista visual de Blackfoot e Cree garante que esta é a maior nomeação que já recebeu até hoje.
Inicialmente, a artista não gostava de ter a cultura indígena tão intimamente ligada à fotografia. Mas, mais tarde, acabou por mudar de opinião. O pai da artista teve uma grande influência.
Brittney Bear Hat diz que utiliza o que está disponível para criar, como por exemplo fotografias antigas, uma arte simples para a artista indígena.
Mas o trabalho desta artista não passa apenas por imagens, onde também estão presentes objetos do dia a dia. Brittney diz querer transmitir sentimentos com os quais qualquer pessoa possa identificar-se através do que faz.
A artista visual não é a única residente da região de Alberta a ser nomeada para o prémio de fotografia. Angeline Simon, de Lethbridge, é outra artista nomeada da província.
O prémio são 10 mil dólares e a oportunidade de mostrar o portfólio em exposições. Os vencedores vão ser anunciados a 23 de março.