

Uma nova armadilha de mosquito barata e biodegradável inventada em Toronto poderá ser usada para ajudar a retardar a propagação do vírus Zika em todo o mundo.
A armadilha foi inventada por Morgan e Jackson Wyatt, irmãos de Brockville, Ontário, que foram notícia no programa Dragon’s Den da CBC ano passado com as suas caixas de composto biodegradável.
A sua empresa, Greenlid, tem vindo a desenvolver uma armadilha mosquito ao longo do último ano e meio, com a ajuda do governo de Queensland, Austrália, que está à procura de uma alternativa mais barata para o controle da população do mosquito.
O governo tem colocado a sua primeira ordem de 4.000 armadilhas num esforço para erradicar o dengue, outra doença transmitida por mosquitos.
A armadilha, feita a partir do mesmo material de longa duração, mas totalmente biodegradável, que a caixa de compostagem Greenlid, é revestida com uma camada de inseticida.
Para usá-la, tudo que é preciso fazer é adicionar água.
As espécies de mosquitos mais notórias para espalhar doenças como Zika e dengue gostam de colocar os seus ovos em águas paradas.
É uma nova viragem nas engenhocas de plástico letais (ovitrap) que são usadas em todo o mundo para controlar as populações de mosquitos.
Mas as armadilhas Greenlid são mais baratas – custam cerca de 1-2 dólares (a pop) – e ao contrário das suas homólogas de plástico, não têm que ser recolhidas quatro a seis semanas depois de terem sido colocadas.
A Greenlid está atualmente em conversações com outros três países para a implantação da sua armadilha mosquito e adianta que uma organização global poderia tornar-se um parceiro nas próximas semanas.
O vírus Zika, transmitido por mosquitos, está a despertar a atenção mundial devido à sua rápida disseminação e a sua possível ligação com um defeito de nascença neurológica rara chamada microcefalia.
Até ao momento, não existe vacina para prevenir o vírus Zika e nem medicação para tratá-lo.
Fonte: CBC News
