APRESENTADA NOTA DE 10 DÓLARES QUE CELEBRA O 150º ANIVERSÁRIO DO CANADÁ

O governador do Banco do Canadá, Stephen Poloz, durante a apresentação da nota de banco comemorativa do 150º aniversário do Canadá, em Otava, na sexta-feira, 7 de abril de 2017. THE CANADIAN PRESS / Justin Tang
O governador do Banco do Canadá, Stephen Poloz, durante a apresentação da nota de banco comemorativa do 150º aniversário do Canadá, em Otava, na sexta-feira, 7 de abril de 2017. THE CANADIAN PRESS / Justin Tang
O governador do Banco do Canadá, Stephen Poloz, durante a apresentação da nota de banco comemorativa do 150º aniversário do Canadá, em Otava, na sexta-feira, 7 de abril de 2017.  THE CANADIAN PRESS / Justin Tang
O governador do Banco do Canadá, Stephen Poloz, durante a apresentação da nota de banco comemorativa do 150º aniversário do Canadá, em Otava, na sexta-feira, 7 de abril de 2017.
THE CANADIAN PRESS / Justin Tang

O Banco do Canadá apresentou uma nova nota de 10 dólares para comemorar o 150º aniversário da Confederação – e será a primeira vez que um indígena canadiano e uma mulher que não seja a Rainha estão numa nota do país.

A nota de polímero predominantemente de cor roxa retrata os rostos de quatro figuras políticas federais que o Banco do Canadá diz ajudaram a moldar o país: Sir John A. Macdonald, Sir George-Etienne Cartier, Agnes Macphail e James Gladstone.

O banco já anunciou planos para colocar a ativista de direitos humanos Viola Desmond na nota de 10 dólares no ano que vem, tornando Desmond a primeira mulher a aparecer numa nota de banco em circulação.

A nota que assinala o 150º aniversário, a ser lançada em junho, será uma nota comemorativa e não substituirá o modelo atual.

O governador do banco, Stephen Poloz, diz que a nova nota de 10 dólares tem como objetivo incutir um sentido do orgulho no que os canadianos alcançaram enquanto uma nação.

A parte da frente da nota apresenta imagens do salão de honra do parlamento, os nomes de todas as províncias e territórios e uma descrição do Memorial Chamber Arch na Torre da Paz do bloco central do Parlamento.

No verso, aparece um conjunto de imagens que mostram a paisagem diversa do país, incluindo montanhas, trigo da pradaria, o Canadians Shield, a Costa Leste e a aurora boreal.

A nova nota estará disponível em junho, quando 40 milhões de exemplares entrarem em circulação.

Fonte: Canadian Press