APOIO FINANCEIRO À UCRÂNIA DISCUTIDO EM BRUXELAS

comissão europeiaO primeiro-ministro interino da Ucrânia, Arseni Iatseniuk bem como elementos do seu Governo vão ser recebidos a 13 de maio em Bruxelas pela Comissão Europeia para reforçar o apoio financeiro dado ao país, anunciou hoje aquela instituição europeia.
A Comissão “está determinada a ajudar a Ucrânia e a criar condições para que o país tenha todo o apoio, a curto e a longo prazo, para levar a cabo as reformas económicas e políticas que são necessárias”, refere um comunicado.
O encontro entre o Governo de Kiev e os 28 membros da Comissão será seguido de uma conferência de imprensa conjunta do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, e Iatseniuk.
Os ministros dos negócios estrangeiros da UE aprovaram uma linha de apoio de 1,4 mil milhões de euros para ajudar a Ucrânia a fazer face aos seus problemas financeiros.
Em paralelo, a UR está a negociar a redução de tarifas aduaneiras para permitir ao país poupanças na ordem dos 500 milhões de euros por ano.
Estas negociações aduaneiras são o primeiro passo para um acordo de comércio livre que deverá ser assinado por Bruxelas e Kiev ainda durante este ano.