APAGÃO NA VENEZUELA AFETA 18 ESTADOS

venezuelaHá pelo menos 18 dos 23 Estados da Venezuela afectados pelas falhas de energia que na noite de sexta-feira deixaram estas zonas do país às escuras.

A causa é apontada a uma falha nos cabos de alta tensão, que ocasionou o terceiro grande apagão ocorrido em 10 meses no país, tendo já o ministro de Energia Elétrica, Jesse Chacón, explicado que o apagão ocorreu na sequência de uma avaria em La Arenosa (centro), que fez cair 765 Kva de transmissão dos cabos de alta tensão e afetando os Estados centrais, ocidentais e as regiões Capital e de Los Andes.

A falha terá afetado os Estados de Miranda, Arágua, Carabobo, Lara, Zúlia (Maracaibo), Falcón, Mérida, Táchira, Trujillo, Cojedes, Guárico, Anzoátegui, Sucre, Portuguesa, Bolívar, Amazonas, Vargas, o Distrito Capital e alguns deles com intermitências no serviço.

Em Caracas, a quebra de energia elétrica interrompeu por duas vezes uma transmissão televisiva com o chefe de Estado, em direto desde o palácio presidencial de Miraflores, por ocasião do Dia do Jornalista.

Mas o Presidente Nicolás Maduro já prometeu investigar o que está a acontecer, uma vez que o apagão também provocou o congestionamento de tráfego na cidade de Caracas, onde o Metropolitano paralisou temporariamente.