ANTIGAS MINISTRAS FRANCESAS QUEREM FIM DA IMPUNIDADE FACE AO ASSÉDIO SEXUAL

LusaParis, 15 mai (Lusa) — Dezassete antigas ministras francesas lançaram hoje um apelo inédito contra o silêncio e a impunidade face ao assédio sexual, após a demissão de um dos vice-presidentes do parlamento francês alvo de acusações desse tipo.

“Chega. A impunidade acabou. Não nos calaremos mais. Denunciaremos sistematicamente todos os comentários sexistas, os gestos inapropriados, os comportamentos impróprios. Encorajamos todas as vítimas de assédio sexual e de agressões sexuais a falarem e a apresentarem queixa”, escreveram as ex-ministras de todos os quadrantes políticos no apelo publicado no semanário Journal du Dimanche.

“Pedimos aos nossos partidos e grupos políticos para verificarem se tais atos foram cometidos e, se for o caso, para ajudarem as vítimas a esclarecer a verdade”, adiantam.