

Os ânimos ficaram exaltados durante uma reunião da Comissão Municipal, na terça-feira, quando a questão da privatização da recolha de lixo a leste da Yonge Street foi adicionada à agenda na última da hora, noticiou a Citynews.
A presidente da Comissão das obras públicas Jaye Robinson fez da questão um item figurante na agenda. Isso significa, essencialmente, que nunca foi tornado público que iria haver uma discussão sobre a recolha de lixo no lado leste, até pouco antes do início da reunião.
A vereadora Janet Davis ficou furiosa, acusando Robinson de passar por cima do processo democrático.
Robinson reagiu, classificando o comentário de Davis ridículo e completamente infundado, acrescentando que “este é o processo”.
No final, a Comissão votou para ter a equipa a realizar um estudo mais amplo da questão e apresentar um relatório em abril.
Robinson espera que a Assembleia Municipal venha a ter, então, tempo suficiente para debater a questão e tomar uma decisão antes do outono, quando as negociações contratuais com trabalhadores da recolha de lixo sindicalizados da cidade estão previstas de começar.
O presidente John Tory, que prometeu na sua campanha privatizar o lixo a leste da Yonge, referiu que quer esperar pelos fatos desse estudo, antes de avançar em frente.
“Eu acho que o que está a ser feito hoje é simplesmente recolher os fatos para nos certificarmos de que podemos tomar uma decisão … com base no melhor serviço possível para o menor custo possível. Essa é a minha posição.”
Em maio de 2011, sob o mandato do ex-presidente Rob Ford, a Assembleia Municipal votou a favor da subcontratação de lixo entre o Humber River e a Yonge St.; Ford sublinhou que a decisão poupou aos cofres da cidade cerca de $11,9 milhões, só no primeiro ano.