
Duas coleções de contos – um na tradução do original francês – e três romances integram a lista de finalistas do 2015 Scotiabank Giller Prize.
André Alexis consegue a sua segunda nomeação da temporada – o seu romance Fifteen Dogs também está na corrida para o Rogers Writers’ Trust Fiction Prize.
Este é o segundo ano consecutivo em que Heather O’Neill consta da lista final do Giller. Em 2014, ela foi nomeada para o seu romance The Girl Who Was Saturday Night. Este ano, ela está a ser reconhecida pela sua coletânea de contos Daydreams of Angels.
A coleção de contos Arvida de Samuel Archibald foi um best-seller quando foi lançado originalmente em francês. A edição em língua inglesa – que foi traduzida por Donald Winkler – acaba de ser apresentada.
Rachel Cusk, que nasceu no Canadá, mas foi criada e reside presentemente no Reino Unido, é um dos finalistas pelo seu romance Outline, que também foi finalista do Bailey’s Prize no Reino Unido
Anakana Schofield completa a lista com o seu romance de estudante do segundo ano, Martin John. O seu romance de estreia, Malarky, venceu o Amazon.ca First Novel Award e o Debut-Litzer Prize para Fiction.
O vencedor do prémio de $100.000, o mais valioso prémio literário no Canadá, será revelado a 10 de novembro.
A gala será transmitida pela televisão CBC e transmitida ao vivo em CBCBooks.ca.