ALERTA MÁXIMO PARA TROPAS NA UCRÂNIA

Oleksandr Turchinov
Oleksandr Turchinov
Oleksandr Turchinov

As Forças Armadas da Ucrânia foram colocadas em alerta total para uma possível invasão das tropas da Rússia estacionadas junto à fronteira, segundo informou o Presidente interino, Oleksandr Turchinov, numa reunião ministerial em Kiev.
A polícia e o exército ucranianos parecem fazer poucos progressos na operação lançada no leste do país para conter as forças pró-russas que têm tomado de assalto edifícios administrativos em várias cidades.
A Rússia estacionou cerca de 40.000 tropas junto à fronteira com a Ucrânia, o mês passado e inicialmente Moscovo indicou que essas forças tinham sido mobilizadas para exercício militares, mas a semana passada o regime russo afirmou que essas tropas estão prontas para responder à ofensiva ucraniana contra as forças pró-russas.
O Presidente russo, Vladimir Putin tem reafirmado que tem o direito de enviar forças para a Ucrânia, mas que não o fez até ao momento, o que é contrariado pelo Governo de Kiev e pelos Estados Unidos, que asseguram que a ingerência no leste do país é liderada por forças russas.
Oleksandr Turchinov afirmou no encontro de Kiev que a tarefa prioritária é impedir o terrorismo de se espalhar das regiões de Donetsk e Lugansk para outras regiões ucranianas”.