Alerta de vaga de calor no início da estação de outono

Foto: Bianca Ackermann/Unsplash
Foto: Bianca Ackermann/Unsplash

Este início da temporada de outono poderá sentir-se mais quentinha do que o habitual. Segundo especialistas, o Canadá deverá ter um outono excecionalmente quente, e parecendo-se mais, até, com o verão.

A decorrer a segunda semana de setembro e os especialistas já dizem que o início da temporada de outono no Canadá – principalmente nas regiões orientais – pode parecer-se mais com o verão.

Segundo eles, essas temperaturas de clima quente estão entre 5°c e 8°c graus acima do normal e podem durar até outubro.

Ao que tudo indica, grandes cidades como Toronto, Ottawa, Montreal e Halifax têm mantido temperaturas de quase 20°c, e devem subir quase aos 30°c até ao final do mês. Uma situação que classificam de incomum para essa estação do ano.

Gerald Cheng, meteorologista de preparação para alertas da environment and climate change canada, disse que era difícil prever se o aumento das temperaturas duraria até aos meses posteriores, embora confirmasse que são, de fato, “acima do normal”.

No entanto, nas províncias ocidentais como British Columbia, o cenário das temperaturas foi mais severo, mas já desceram.

Nos últimos meses, a província viu ondas de calor acentuadas e sem precedentes, que quebraram recordes e mataram centenas de pessoas e animais.

Alberta também sofreu com uma onda de calor no verão, tendo atingido temperaturas de 30°c ou mais, e com uma qualidade de ar com fumo que se manteve por quase três semanas em agosto.

Agora, as condições atmosféricas apresentam-se mais frias nas duas províncias, com temperaturas médias entre os 15°c e os 18°c.