
O governo de Alberta declarou novamente o estado de emergência de saúde pública, por causa da covid-19. Há mais restrições na província, nomeadamente a proibição dos encontros sociais em espaços fechados.
O premier Jason Kenney anunciou novas restrições em Alberta, na tentativa de controlar o número crescente de casos de covid-19 na província. Ao mesmo tempo, declarou um novo estado de emergência de saúde pública.
As medidas foram anunciadas na terça-feira, dia 24 de novembro, face aos mais de 13 mil casos ativos registados na província nesse dia. Entraram em vigor imediatamente após o anúncio e assim permanecem pelo menos durante três semanas.
A primeira nova restrição é dirigida aos convívios sociais, fora do núcleo familiar. Proíbe todos estes encontros em espaços fechados, à exceção de quem vive sozinho, que pode ter apenas dois “contactos próximos” com quem socializar. Ao ar livre, os encontros podem acontecer, mas com um limite de 10 pessoas.
Funerais e casamentos passam também a obedecer a um limite de 10 pessoas. Por outro lado, festivais e eventos são agora proibidos. O governo recomenda o teletrabalho, sempre que possível. Em espaços profissionais nos epicentros de Calgary, Edmonton e áreas circundantes o uso de máscara passou a ser obrigatório.
No que toca ao ensino, 30 de novembro foi a data escolhida para o arranque das aulas a partir de casa, para os alunos do 7º ao 12º ano. As crianças dos jardins de infância até à 6ª classe começam o “e-learning” mais tarde, no dia 18 de dezembro. Em ambos os casos, o ensino a partir de casa permanece em vigor até ao dia 11 de janeiro.
