AJUDA EXTERNA: ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO PODE LEVAR A INSUSTENTABILIDADE DA DÍVIDA – FMI

LusaLisboa, 22 set (Lusa) — O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou hoje que a diminuição da população portuguesa pode aumentar a despesa pública em sete pontos do PIB, representando uma “ameaça séria” não só às finanças públicas mas também à sustentabilidade da dívida.

“O declínio previsto para a população de Portugal representa uma ameaça séria às finanças públicas portuguesas. Nesse cenário, a despesa pública relacionada com o envelhecimento aumentaria mais de sete pontos percentuais do Produto Interno Bruto (PIB) e a dívida pública tornar-se-ia insustentável”, afirma o FMI num relatório sobre os impactos adversos do desenvolvimento demográfico em Portugal divulgado hoje.

Este relatório, que foi divulgado em conjunto com os documentos referentes às missões de monitorização pós-programa e no âmbito do artigo IV, que decorreram em junho, parte de projeções das Nações Unidas (ONU), que preveem que a população de Portugal diminua 29% entre 2015 e 2100 — quase três vezes mais do que a média da zona euro (9%).