

Para quem voar com a Air Canada e precisar de alterar o seu voo, poderá ter que pagar um pouco mais para essa opção.
No início de março, a companhia aérea silenciosamente aumentou a taxa de alteração de voo, para as suas tarifas Tango e Flex. Os clientes têm agora que desembolsar mais 25 dólares, mais a diferença de custo para um voo mais caro, dependendo de quando a alteração é solicitada.
Isabelle Arthur, a porta-voz da Air Canada, disse que as taxas foram recentemente revistas, algo que não acontecia há vários anos.
Em contacto com a WestJet e Porter, a CBC News soube que nenhuma das companhias ajustou recentemente a sua taxa de alteração de voo. Ambas as empresas acrescentaram que não têm planos de fazer isso.
Aqui fica uma comparação das três companhias aéreas e as suas taxas de alteração de voo atuais. Todas estão sujeitas a impostos e algumas podem ser afetadas pela diferença de tarifas quando os bilhetes são transferidos para um voo diferente.
Air Canada
Até duas horas antes da partida:
– Tango: passou de 75 dólares, em fevereiro, para 100 dólares, em março
– Flex: passou de 50 dólares, em fevereiro, para 75 dólares, em março
– Latitude (inalterado): o custo da diferença de tarifa, se houver.
As taxas de alteração da Air Canada são diferentes quando feitas as alterações ao balcão. Nas rotas Rapidair e voos entre Calgary, Edmonton e Vancouver, a taxa de alteração também foi aumentada de 75 para 100 dólares, no início de março.
WestJet
Nenhum custo para as alterações feitas no prazo de 24 horas após a reserva. Para todas as alterações feitas mais de 24 horas após a reserva do voo:
– Tarifa Econo: $75 – $88.50
– Tarifa Flex : $50 – $59
– Tarifa Plus: o custo da diferença de tarifa, se houver.
Porter
Até uma hora antes da partida:
– Doméstico: 75 dólares na tarifa Firm; 50 dólares na tarifa Flexível
– Internacional: 200 dólares na tarifa Firm; 200 dólares na tarifa Flexível
Na tarifa Freedom, não há nenhuma taxa para além da diferença de tarifa para voos domésticos ou internacionais.
Na tarifa Firm, as alterações feitas aos voos Porter no aeroporto custam 150 dólares. Essa taxa é reduzida para 75 dólares, se os passageiros estão a viajar entre Toronto e Montreal ou Otava.
As taxas de alteração de voo da Sunwing são mais complexas, dependendo se o voo é doméstico, internacional, ou se parte de um pacote de férias.
O mais recente aumento das taxas aéreas ocorreu em novembro. A WestJet e a Air Canada começaram a cobrar 25 dólares para a primeira mala despachada, bem como para certos confortos a bordo. A Porter agora também cobra por bagagem despachada.
Em fevereiro, o CEO da Air Canada Calin Rovinescu divulgou um lucro líquido ajustado recorde de 1,2 mil milhões de dólares para 2015. Esse número fica bem acima do recorde anterior de 531 milhões de dólares em 2014.
Fonte: CBC News
