AGRICULTORES AFRICANOS, INCLUINDO EM MOÇAMBIQUE, AUMENTAM PRODUTIVIDADE COM AJUDA DA FAO

LusaRoma, 10 mar (Lusa) — Cerca de 5.500 pequenos agricultores familiares de cinco países, incluindo Moçambique, que participam no programa “Comprar aos africanos para África” (PAA África) conseguiram até ao momento aumentar a sua produtividade em 115 por cento, divulgou hoje a FAO.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), isto deveu-se em grande parte ao melhor acesso aos insumos agrícolas, incluindo sementes e fertilizantes, e ao uso de novas técnicas agrícolas adquiridas nas formações do programa PAA África, como a combinação de leguminosas e cereais na mesma parcela de terreno.

O PAA África – inspirado no sucesso do Brasil no combate à fome e à pobreza – ajuda a promover a produção agrícola local enquanto melhora as condições de vida e a nutrição.