AÇORES NAS BOCAS DO MUNDO

Com quase seis séculos de História, os Açores acabam de entrar para a História dos destinos turísticos. Sem mais nem menos e para surpresa de muitos foi, recentemente, anunciado que no mundo não há nada tão verde como os Açores. Foi desta forma que ficamos a saber que os Açores foram declarados como o destino turístico mais sustentável do mundo. Um prémio que vai valorizar muito todo o arquipélago.

A seleção é feita pelos 30 melhores especialistas internacionais em turismo sustentável e pelas três mais famosas organizações dedicadas ao turismo. A avaliação tem em conta vários fatores como natureza, ambiente, cultura e tradição, bem-estar social, economia verde e políticas certificadas de turismo ecológico. É através da conjugação de todos estes fatores que os Açores submergiram e chegaram mais alto do que outras regiões do mundo que muito ambicionavam esta distinção.

Para além da importância atlântica, agora é o reconhecimento mundial do valor turístico da região, cuja descoberta pelos portugueses no século XV está envolta em tantas controvérsias como a viagem de Cristóvão Colombo até ao continente americano.

No caso dos Açores é oficialmente reconhecido que em 1431, Gonçalo Velho chegou à ilha de Santa Maria. A partir de então os portugueses passaram a povoar todas as ilhas e desde a fase da navegação à vela até hoje os Açores são uma escala quase obrigatória e de categoria crescente.

As ilhas são habitadas por quase 300 mil pessoas, mas no exterior, com forte incidência no Portugal continental, Canadá e Estados Unidos, vivem mais de um milhão de açorianos.

O êxodo esteve sempre ligado à instabilidade económica, associada às incertezas e perturbações sísmicas que caracterizam toda a região. Por estas razões o turismo surgiu de forma tímida e sem grande aspiração. O número de camas turísticas ainda é muito reduzido comparativamente com outras regiões do País. Mas com a chegada dos voos low-cost, decerto que a procura vai aumentar e toda a indústria hoteleira vai disparar.

O prémio atribuído agora aos Açores é o primeiro grande incentivo ao investimento turístico na região. As grandes cadeias hoteleiras estarão, seguramente, atentas a esta realidade. Também muitos açorianos espalhados por esse mundo e que saíram sem perspetivas de futuro, podem agora repensar e quem sabe investir na sua terra natal, antes que outros o venham fazer. Seja como for, os Açores estão nas bocas do mundo e pelas melhores razões. Toda a região tem atratividade e pontos de interesse que o mundo quer conhecer, porque descobertos já estão há muito tempo. Acontece que os açorianos têm sabido manter este segredo bem guardado e que somente agora emergiu como um vulcão.

A Direção