Abraçar a esperança em tempos de incerteza

Correio da Manhã Canadá

Á medida que nos encontramos no limiar de mais um tempo pascal, no meio de um mundo repleto de desafios e incertezas, a essência desta celebração sagrada convida-nos a fazer uma pausa, a refletir e a redescobrir o profundo significado da esperança.

Como membros da comunidade portuguesa no Canadá, sabemos que a força da nossa união é inabalável. Ao longo dos anos, enfrentamos juntos muitas provações e triunfos, e é essa solidariedade que nos torna tão especiais. Que nesta Páscoa, possamos renovar os laços que nos unem, partilhar o amor e a compaixão uns pelos outros, e oferecer apoio mútuo a quem mais precisa.

Neste ano olhamos para os desafios que o povo do Médio Oriente, da Ucrânia e de outros locais em guerra enfrentam. Os maiores artistas mundiais, deixaram legados que parecem não morrer tão cedo. E talvez nunca morram.

Bob Marley, por exemplo, com a doutrina rastafári nas suas letras e não só promoveu a paz na sua Jamaica, quando fez com que dois líderes que se odiavam tanto apertassem as mãos perante os aplausos de uma multidão.

O artista deixa um legado marcante, frases que ecoam na alma dos mais descrentes. Tais como: “Até que a filosofia que considera uma raça superior e outra inferior seja finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada, em todo o lado haverá guerra”; “Vive para ti e viverás em vão; vive para os outros e voltarás a viver.”

Num mundo a braços com estas crises globais, desde as guerras às injustiças sociais, a necessidade de esperança nunca foi tão imperativa. No entanto, no meio do caos, a Páscoa sussurra uma verdade intemporal: a esperança não é uma ilusão fugaz, mas uma âncora firme que nos alicerça em momentos de desespero.

A Páscoa convida-nos a abraçar a esperança como uma força transformadora, capaz de transformar o desespero em determinação, o medo em coragem e a divisão em unidade. Enquanto nos reunimos com os nossos entes queridos para celebrar a Páscoa, façamos uma pausa para refletir sobre as inúmeras maravilhas que agraciam as nossas vidas.

A Páscoa continua a ser um testemunho intemporal do poder indomável da esperança. Que possamos abraçar a sua mensagem com o coração aberto e uma fé inabalável, sabendo que, mesmo nas horas mais sombrias, a esperança brilha mais forte.

Páscoa Feliz!