Aberto o livro de 2024

Correio da Manhã Canadá

Parece um contrassenso irmos a 2023, com o título apresentado, mas foi em meados do último ano que o nosso primeiro protagonista Pablo Rodriguez foi empossado como o novo ministro dos Transportes do Canadá, no âmbito de uma importante remodelação ministerial, assumindo o comando de uma série de questões turbulentas.

Pode-se dizer que em apenas meio ano, Pablo Rodriguez já tem obra feita. O ministro federal anunciou a entrada em vigor do novo Regulamento sobre a Construção e o Equipamento de Embarcações. Os novos regulamentos visam tornar mais seguro para todos os canadianos que viajam e trabalham no mar. Nota positiva para este anúncio federal que traz esperança para o capítulo de 2024.

Com mais anos de experiência em cargos de direção de uma empresa a tempo inteiro, está o entrevistado da semana Ken Mayhew. O presidente e diretor executivo da ‘William Osler Health System Foundation’ há 12 anos fala em exclusivo ao Correio da Manhã Canadá (CMC) sobre a sua paixão pela beneficência e a necessidade da angariação de fundos. Um dos excelentes começos de 2024 para a equipa da CMC. Dar voz a quem contribui para uma sociedade mais altruísta.

Sabemos que 2024 será duro para os bolsos de muitas famílias. As isenções de imposto sobre o valor acrescentado, o fim das deduções do aluguer de curta duração e os aumentos do Plano de Pensões do Canadá estão entre as novas medidas. Os canadianos que preparam os seus impostos e finanças para 2024 podem encontrar um pouco de ajuda de um amigo inesperado: a inflação. Embora o aumento do custo de vida tenha desacelerado durante grande parte de 2023, a inflação ainda elevada dos últimos anos atua como uma referência para uma série de programas governamentais e métricas de declaração de impostos.

Para manter as tradições portuguesas de início de ano, a Associação Migrante de Barcelos andou a Cantar os Reis à comunidade portuguesa que reside em Toronto. Momentos que o presidente da associação Vítor Santos decidiu partilhar em exclusivo com a CMC. O objetivo é continuar a dar força à língua e às tradições portuguesas no país.

Enfim, o ano avança já para a segunda semana e esperamos que a comunidade aproveite e frequente mais os espaços da diáspora. Junte-se a pessoas inspiradoras e nunca se deixe ficar sozinho. Um remédio garantido para continuarmos a viver a portugalidade bem perto de nós.