A hospitalidade que tanto nos orgulha

Correio da Manhã Canadá

Não há nada como a hospitalidade açoriana. E ninguém melhor do que o Correio da Manhã Canadá para o confirmar. Por estes dias, temos uma equipa de reportagem na ilha Terceira, nos Açores, para acompanhar as festas em honra de Nossa Senhora de Guadalupe, na freguesia de Agualva, que já não aconteciam há dois anos por causa da pandemia.

Desde o primeiro momento em que aqui chegámos que a comunidade local foi incansável, fazendo de tudo para nos sentirmos bem recebidos. Um traço português, açoriano, que acreditamos também ter sido importado para o Canadá durante as vagas de emigração, quem sabe até facilitando a integração no país de acolhimento.

A hospitalidade açoriana é um dos aspetos que destacamos da nossa visita à Terceira este verão, a par da vontade de festejar as tradições, católicas e não católicas. Há quem diga que esta ilha é o parque de diversão dos Açores, pelos festejos contínuos em toda a região, e esse espírito festivo é algo que quase nos faz esquecer que estamos aqui em trabalho, numa imersão completa na cultura local.

Nesta edição do Correio da Manhã Canadá, que destaca as festas em honra de Nossa Senhora de Guadalupe, irá encontrar de tudo isto: simpatia, alegria, religiosidade, histórias de vida, cultura, tradição. Aproveite para folhear as páginas 12 e 13. Quem sabe não encontra o testemunho de algum conhecido seu, que aproveitou o verão para regressar às origens? Quem sabe se sente um pouco mais próximo da sua terra natal, revivendo, através do nosso relato, as vivências típicas dos Açores?

Do nosso lado, deixamos a garantia de continuarmos a contar as histórias de quem ficou e de quem decidiu partir, sempre atentos ao que mais interessa à comunidade portuguesa no Canadá. Continuaremos pela ilha Terceira até ao final dos festejos, mantendo sempre a expetativa de aqui voltar.

Boa leitura!