

Com a Escócia a preparar-se para outra votação sobre a independência do Reino Unido, no meio da névoa do Brexit, um autor canadiano propôs uma solução radical – convidar a Escócia para se juntar ao Canadá como a sua 11ª província oficial.
Ken McGoogan argumenta que 4,7 milhões de canadianos alegam ter herança escocesa e que as influências culturais do país já estão profundamente enraizadas no Canadá.
“Faz sentido, porque já estamos tão intimamente ligados”, salientou o autor, no programa Your Morning da CTV na quarta-feira. “Temos mais da Escócia em nós, mais de uma concentração do que qualquer outro país.”
O autor disse que a população de 5,3 milhões da Escócia faria dela a terceira maior província por população.
McGoogan explicou que a Escócia teria maior influência no Canadá do que no Reino Unido, porque representaria 12,6% da população canadiana total de 41,8 milhões, contra apenas 8% dos 65 milhões de britânicos.
Quanto a possíveis preocupações que alguns possam ter sobre a distância física real que separa os dois países?
McGoogan argumenta que isso não é uma preocupação hoje em dia, com as novas tecnologias de comunicação e viagens aéreas. Ele citou os EUA como um exemplo de por que a localização não deve ser um problema comparando a distância da Califórnia do Havai (3977 km) à distância da Terra Nova para a Escócia (3355 quilómetros).
Fonte: CTV News